Blogdisputa societaria

O sucesso de uma empresa depende de uma série de fatores e, sem dúvida nenhuma, o alinhamento entre sócios é uma delas.

 

São grandes os desafios em manter uma sociedade equilibrada, especialmente quando interesses pessoais dos sócios divergem e disputas societárias entram em cena.

 

O problema é ainda mais grave quando os sócios têm vínculos de parentesco, sendo o problema de dupla face: a desavença é empresarial e familiar.

 

Nestes casos sofrem os sócios, sofre a família e a empresa corre sérios riscos de encontrar o seu fim.

 

Em momentos de crise como estes a atuação profissional do advogado deve ser conciliatória, tendo consciência que não pode ativar a disputa como meio de ganho pessoal.

 

O DFDS tem ampla prática em soluções para resolução de desavenças entre sócios.

 

Recentemente enfrentamos a desavença entre dois sócios irmãos e, os dois, com herdeiros de um irmão falecido.

 

As partes chegaram a substituir os profissionais que os representavam e o nosso escritório interviu com as demandas que já estavam em andamento.

 

Houve desistência de nossa parte de uma das demandas já ajuizadas, por ser esta ofensiva a um dos litigantes: Pedia-se a submissão de um dos sócios a uma perícia pessoal humilhante.

 

Há situações em que é mais benéfico recuar, visando proporcionar o apaziguamento da disputa e permitir o diálogo direcionando à solução da controvérsia.

 

Diversas reuniões entre os dois sócios trouxe certa proximidade, o restabelecimento do diálogo que se pretendia.

 

Com o transcurso dos dias a aspereza das conversas foi substituída pela tolerância mútua até que o entendimento fosse construído.

 

Antenor Demeterco Júnior

Advogado

OAB/PR 89.987

 

Ficou interessado por este tema?

 

Siga-nos em nossas redes sociais e visite nosso canal no YouTube para acessar mais conteúdos de interesse do empresário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment