BlogBuilt to suit: Mais segurança jurídica e maior fomento à atividade empresarial

30 de março de 201936

[vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Built to Suit: Mais segurança jurídica e maior fomento à atividade empresarial.” main_heading_color=”#000000″ alignment=”left” spacer=”line_only” spacer_position=”bottom” line_height=”2″ line_color=”#b9684b” main_heading_font_family=”font_family:Lora|font_call:Lora|variant:regular” main_heading_style=”font-weight:normal;font-style:normal;” main_heading_font_size=”desktop:40px;” line_width=”60″ spacer_margin=”margin-top:10px;”][/ultimate_heading][vc_column_text css=”.vc_custom_1554236693197{margin-top: 20px !important;}”]Uma das tendências do mercado imobiliário contemporâneo é o modelo de locação não residencial/comercial denominado Built to Suit, ou em uma tradução livre, “construído para servir”. Trata-se de uma inovação legislativa, um “estrangeirismo contratual” que importa do direito anglo-saxão maior autonomia de vontade entre as partes.

 

Em razão das transformações sociais e econômicas, novos modelos contratuais se fazem necessários. É uma tarefa dos legisladores e operadores do direito acompanhar essa constante evolução. Nesse contexto, o contrato de locação Built to Suit foi incorporado a legislação locatícia pela Lei 12744 de 2012, e desde então vem contribuindo muito para o mercado de “real estate” brasileiro, viabilizando desmobilizações patrimoniais, dando vazão a recursos financeiros para necessidades operacionais de caixa e investimentos o fomentando inclusive o mercado financeiro por meio de Certificados de Recebíveis Imobiliários comercializados com Companhias Securitizadoras.

 

Foco no que mais interessa

Muitas empresas, seja por uma questão de competitividade, governança ou regulamentação não são proprietárias de seus estabelecimentos físicos.

 

Ao invés de imobilizar o capital em um bem imóvel, de raiz, optam por injetar recursos em seu objeto social, fomentando assim a atividade empresarial em si, ou mantendo em outras aplicações financeiras com mais liquidez.

 

A aplicação em imóveis por empresas com finalidade e ramos de atuação diversos esbarra em um problema: a liquidez. No mercado atual, quem precisa vender um imóvel, muitas vezes demora anos para realizá-lo.

 

A lógica de locar ao invés de construir uma ou várias sedes para a empresa é simples: cumprindo o objeto social, existe muito mais chance de lucro do que especulando no mercado imobiliário, titularizando imóveis, principalmente para uma empresa que não é do ramo.

 

O Built to Suit no segmento bancário, financeiro

Para um banco ou cooperativa de crédito, por exemplo, é muito mais rentável emprestar a clientes e cooperados o valor equivalente aos milhões que necessariamente seriam investidos em uma construção ou aquisição de um terreno para instalação de uma agência.

 

O valor dos juros obtidos com esse capital que seria imobilizado e foi ofertado ao mercado supera o custo das locações mensais. Além da questão da viabilidade financeira, inúmeras regulamentações do Banco Central limitam a capacidade de uma empresa do setor financeiro de possuir patrimônio imobilizado sem liquidez.

 

Presença forte no ramo farmacêutico

No ramo farmacêutico o Built to Suit também é praticamente uma regra. Com o custo equivalente ao da construção de uma loja, a rede consegue locar e montar uma série de outras lojas utilizando esta modalidade de locação, cumprindo com êxito seu objeto social.

 

Oportunidade para o investidor

É aí que surge a oportunidade para o investidor. Mediante a contratação prévia e garantia de uma remuneração justa ao longo do tempo, o investidor, adquire, constrói ou reforma um imóvel na medida e sob encomenda para o LOCATÁRIO.

 

Geralmente são alugueis duradouros, com prazo de vigência de 15, 20 anos, e com valores superiores à média do mercado. Grandes redes, inclusive, costumam ter plantas e projetos padrão a serem construídas ao custo do LOCADOR.

 

Diferenças entre o Built to Suit e a Locação Tradicional

Em contrapartida a tal investimento, naturalmente o aluguel não pode ser composto apenas pela remuneração da locação em si. Também deve visar remunerar o proprietário ao longo do contrato pelo capital investido na construção/aquisição ou substancial reforma estratégica e sob encomenda para o LOCATÁRIO.

 

É muito comum nesses casos também a presença de uma companhia securitizadora. O Locador não raro transfere seus direitos de crédito à companhia, recebendo à vista o valor estabelecido. A companhia securitizadora, por sua vez, transforma o crédito do aluguel futuro em  lastro de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI´s) e os negocia no mercado, nos termos da lei 9514/1997.

 

Segurança Jurídica

Para viabilizar esse novo modelo de contratação (Built to Suit), a Lei 12744 de 2012 incluiu o art. 54 – A na Lei do Inquilinato, que trouxe maior segurança jurídica quando bem disciplinados no Contrato. A assessoria de um advogado especialista em direito imobiliário, que entende da matéria, é um fator essencial para garantir o retorno do investimento e conferir mais segurança ao negócio.

 

A Lei do Inquilinato (Lei 8245/1991) é uma lei de ordem pública. Por mais que o papel aceite tudo, são normalmente eivadas de nulidade as cláusulas do contrato que visem elidir à Lei de Locações.

 

Já quando pactuada uma Locação no formato Built to Suit, a regra protetiva prevista na clausula 45 da lei de locações é mitigada.

 

De acordo com o Art. 54-A da Lei 8245/1991 trazido pela última reforma legislativa, em locações atípicas como o Built to Suit, prevalecem as condições contratuais livremente estipuladas entre as partes contratantes, conferindo assim expressiva importância a qualidade jurídica do instrumento contratual.

 

Confere muito mais segurança ao investidor poder estipular, por exemplo,  que caso o Locatario entregue o imóvel e pretenda romper o contrato antes do prazo estipulado, serão devidos todos os aluguéis até o fim do contrato, e não apenas a multa de até 3 aluguéis proporcionais geralmente aplicada no mercado.

 

A renúncia ao direito de revisão do valor da locação, que usualmente é um direito garantido pela lei de locações, também é uma inovação que traz mais segurança ao investidor do Built to Suit. Por mais que os valores de mercado daquele segmento de locação mudem, há o compromisso de remuneração da construção feita sob encomenda, e não apenas da locação em si.

 

Enfim, trata-se de um modelo interessante que permite ao empreendedor investir em seu “core business” sem se lançar a sorte no mercado imobiliário, e garante aos investidores mais segurança jurídica, fomentando a atividade empresarial e garantindo uma fonte de renda ao investidor ao longo do tempo.

 

Pedro Davidoff

Advogado

 Pós-Graduando em Direito Processual Civil no Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar;

 Pós-Graduando em Direito Imobiliário pela Universidade Positivo;

Corretor de Imóveis pelo CRECI-PR;[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

36 comments

  • Melissa

    23 de janeiro de 2023 at 11:02

    Hello adv.br webmaster, Thanks for the well-organized post!

  • Cody

    3 de fevereiro de 2023 at 16:49

    To the adv.br admin, You always provide great examples and real-world applications.

  • Aracely

    5 de fevereiro de 2023 at 14:23

    To the adv.br webmaster, Thanks for the well-organized and comprehensive post!

  • Emil

    5 de fevereiro de 2023 at 23:26

    Hi adv.br owner, You always provide helpful diagrams and illustrations.

  • Franziska

    6 de fevereiro de 2023 at 07:25

    Dear adv.br owner, Thanks for the well-structured and well-presented post!

  • Denis

    8 de fevereiro de 2023 at 14:31

    Hi adv.br administrator, Good to see your posts!

  • Juliet

    10 de fevereiro de 2023 at 10:25

    To the adv.br administrator, Thanks for the well-organized and comprehensive post!

  • Johnson

    12 de fevereiro de 2023 at 10:13

    Hello adv.br admin, Your posts are always well written and informative.

  • Cherie

    20 de fevereiro de 2023 at 23:25

    Hi adv.br webmaster, You always provide clear explanations and step-by-step instructions.

  • Holly

    20 de fevereiro de 2023 at 23:26

    To the adv.br webmaster, Your posts are always well-supported by research and data.

  • Cecilia

    27 de fevereiro de 2023 at 09:31

    Hi adv.br admin, Your posts are always thought-provoking and inspiring.

  • Nichol

    28 de fevereiro de 2023 at 09:08

    To the adv.br administrator, Your posts are always well thought out.

  • Rowena

    7 de março de 2023 at 12:13

    Hi adv.br webmaster, Keep it up!

  • Russ

    10 de março de 2023 at 19:56

    To the adv.br webmaster, Thanks for the great post!

  • Junior

    15 de março de 2023 at 11:08

    To the adv.br owner, Your posts are always thought-provoking and inspiring.

  • Analisa

    23 de março de 2023 at 12:02

    Hi adv.br administrator, Your posts are always a great read.

  • Jeana

    23 de março de 2023 at 12:02

    Hi adv.br owner, Your posts are always interesting.

  • Efrain

    25 de março de 2023 at 16:15

    Hello adv.br owner, Thanks for the well-researched and well-written post!

  • Christina

    25 de março de 2023 at 16:19

    Hello adv.br admin, Your posts are always well-formatted and easy to read.

  • Julissa

    27 de março de 2023 at 12:04

    Hello adv.br owner, Thanks for the great post!

  • Korey

    28 de março de 2023 at 23:28

    To the adv.br admin, Great post!

  • Anderson

    28 de março de 2023 at 23:28

    Dear adv.br owner, Thanks for the comprehensive post!

  • Sol

    29 de março de 2023 at 10:36

    To the adv.br owner, You always provide clear explanations and step-by-step instructions.

  • Wilford

    29 de março de 2023 at 10:38

    Dear adv.br owner, Your posts are always well-written and easy to understand.

  • Jenna

    29 de março de 2023 at 10:39

    Dear adv.br owner, Your posts are always on topic and relevant.

  • Autumn

    29 de março de 2023 at 10:59

    Hello adv.br owner, Your posts are always well-supported by facts and figures.

  • Jasper

    1 de abril de 2023 at 11:45

    Hi adv.br owner, You always provide valuable feedback and suggestions.

  • Laurence

    4 de abril de 2023 at 12:07

    Dear adv.br administrator, Your posts are always well-delivered and engaging.

  • Tandy

    4 de abril de 2023 at 12:19

    To the adv.br owner, Thanks for the well-researched and well-written post!

  • Judi

    5 de abril de 2023 at 09:22

    Hi adv.br admin, Keep sharing your knowledge!

  • Lieselotte

    7 de abril de 2023 at 11:41

    To the adv.br admin, Keep the good content coming!

  • Alfonzo

    16 de maio de 2023 at 21:10

    Hello adv.br administrator, You always provide great examples and real-world applications.

  • private mortgage in Canada

    20 de dezembro de 2023 at 07:13

    The stress test rules earned by OSFI require proving capacity to generate payments at much higher increasing.
    Shorter term and variable rate mortgages allow greater prepayment flexibility.

    Feel free to visit my website – private mortgage in Canada

  • Etransfer Loans

    27 de dezembro de 2023 at 03:27

    As climate migration rises within Canada, adjustable
    rate mortgages attract relocating families facing shifting employment transitions to balance affordable payments amid interest
    turbulence. Reliable 24/7 online lending sources provide vital access to urgent cash
    for qualified Canadian households facing urgent needs. Unexpected
    medical bills create urgent needs for funds, but reputable Canadian online payday lenders can ensure qualified borrowers
    fast access to emergency loans.

  • Mortgage Broker In Vancouver

    12 de janeiro de 2024 at 16:55

    Mortgage Pre-approvals give buyers confidence to generate offers
    knowing they are able to secure financing. Independent Mortgage Broker In Vancouver Advice from brokers may
    reveal suitable options those not used to financing might otherwise miss.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.